Menu

» Histórico

Fundada em julho de 2004, na cidade de Leme, a CIA BACANTE DE TEATRO inicia suas atividades ligadas ao projeto de formação de atores. Em junho de 2005, a Cia estréia o espetáculo Bodas de Sangue de Federico Garcia Lorca, na cidade de São José do Rio Pardo, como integrante da fase regional do Mapa Cultural Paulista e recebe os prêmios de melhor cenário e ator revelação no Mapa Cultural de 2005.
Em 2006, ainda na cidade de Leme, o grupo inicia a experiência do processo colaborativo que resulta na criação do texto Miraflores. A dramaturgia e montagem do espetáculo Miraflores se concretizam em 2007, na cidade de Campinas, onde a BACANTE ganha novos integrantes. Com Miraflores a Cia Bacante recebe os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Sonoplastia e ainda o de Terceiro Melhor Espetáculo no 8o Festival de Teatro de Mogi Mirim.
Em 2010, os Bacantes começam a trabalhar novas dramaturgias a partir do processo colaborativo que torna-se definitivamente, uma identidade das montagens da Cia.
Em 2011 a Cia estreia seu primeiro infantil: João e o pé de feijão, rico em musicalidade, técnicas circenses, manipulação de bonecos e diversão! A pesquisa se preocupa em considerar a criança como agente do espetáculo estimulando-a para seguir conosco nessa aventura. Esse espetáculo foi contemplado pelo PROAC/ICMS e ficou em cartaz até 2016.
Em 2012, estreia "João e Maria", um espetáculo sensível, com músicas originais, e que pode ser apresentado tanto em espaços adaptáveis como em palcos italianos convencionais. Esse espetáculo foi contemplado pelo PROAC/ICMS e ficou em cartaz até 2016.

Em 2013, a Cia Bacante estreou o espetáculo adulto Recintos: memórias de uma infame senhora, o qual começou a ser improvisado em 2010 inspirado em situações limites. Na bagagem levamos Satre, Clarice Lispector, Plínio Marcos, Foucault e tantos outros que nos trouxeram inspirações, desejos, vontades. O espetáculo é encenado em um corredor, com um cenário enxuto e também com dramaturgia e músicas originais.

Já em 2016, surge o primeiro espetáculo infantil autoral da Cia Bacante, o "Pequenas Histórias de Imensidão", seguindo a pesquisa da Cia, possui músicas originais e criação colaborativa inspirada no texto homônio, também de Adilson Ledubino (ainda não publicado). Os desafios da criação pouco a pouco se tornaram poesias, dando vida a um espetáculo instigante.

Cia Bacante de Teatro
Cia Bacante de Teatro - Campinas/SP
ciabacante@gmail.com - (19)99133 9889 (Leticia Frutuoso)